O Reino de Guaracangalha XVIII - O PRESENTE DE NATAL

Publicada em Dezembro/2000 na Coluna Ponto de Encontro do Jornal Hora H.

Estamos de volta com nosso reino da fantasia, onde imperavam a Rainha Tirana e o Príncipe Maquiavélico, que tudo faziam, para ludibriar e comprar seus súditos.
Após o resultado do grande plebiscito, onde os súditos despacharam a maioria absoluta dos Conselheiros da Rainha, criou-se uma confusão total no corte, com cada derrotado querendo punir os súditos de uma maneira, após muito pensar (?)
Resolveram criar uma série de Leis para aborrecer e punir o povo, principalmente os mercadores do reino, que com essa série de Leis, ficaram de mãos atadas, tendo de dizer amém a todos os atos da Rainha e seu séquito, sob pena de não poder trabalhar no reino, mesmo estando a trabalhar corretamente. Essa situação foi possível porque as regras eram muito subjetivas e mantidas sob o controle da corte. Vejamos alguns artigos:
As desordens, algazarra ou barulho verificado em um estabelecimento, poderá causar a cassação da licença. (até que limite é permitido ?)
Queimar lixo, mato ou objetos dentro de terrenos, em quantidade que possa causar incômodo. (qual é a quantidade permitida ?)
Proibido despejar águas servidas nos rios e ribeirões do reino. (será que o povo teria de beber a água suja ?)
Todos terrenos baldios, mesmo com muros de 2 metros de altura, deverá ser capinado e limpo pelo menos três (3) vezes por ano, e toda vez que a Rainha achar que deve ser limpo.
Onde houver rede de água fica terminantemente proibido a manutenção de poço. (salvo autorização da Rainha em casos especiais). A casa poderá ser considerada insalubre, quando morar nela um número maior de pessoas do que sua capacidade (Qual a capacidade?). A casa considerada insalubre poderá ser interditada ou demolida pela Rainha. Os casos que apresentarem dúvidas de interpretação serão resolvidos pela Rainha, após ouvir seu séquito.
Mas apesar de tudo isso, a corte ainda não estava contente e resolveu aumentar um pouco mais os impostos.
Realmente ela resolveu agradecer ao povo que a manteve no cargo, dando a ele esses belos presentes de Natal.
Nos próximos capítulos iremos falar mais sobre essas aberrações.

Nenhum comentário: