TORRE DE BABEL

Publicada na 2ª Quinzena de Outubro/1994 no Jornal Notícias de Guararema.

Passado o primeiro turno das eleições, e apurados os resultados, vemos o desespero da classe dominante, que após a derrota de muitas lideranças, candidatos ou apoio, estão totalmente desnorteados e sem rumos para o futuro.
Ao iniciar-se a campanha eleitoral, vimos delinear-se as candidaturas à Prefeitura em nossa cidade, com as lideranças costurando seus apoios, cada um para seu lado, para que pudessem medir forças junto ao eleitorado Guararemense, só se uniram para apoiar o candidato à Governador Barros Munhoz; durante a campanha vimos algumas aberrações, tais como a Ex-Prefeita lançar uma carta apoiando um candidato a Deputado Estadual, e logo em seguida lançar outro candidato a Deputado Estadual, nas duas cartas ela pedia o voto do eleitor, e citava as melhores qualidades dos candidatos; por outro lado vimos o Sr. Laerte lançar apoio ao Dep. Estadual Paschoal Thomeu, mas na última semana vimos o mesmo Laerte apoiando o Dep. Estadual Prof. Molla; será que eles acham que o eleitor é burro?
Vimos também a união de dois ex candidatos à Prefeito visando a eleição do Dep. Estadual Fernando Silveira, vimos ainda algumas outras lideranças apoiando outros candidatos à Deputado.
Após a abertura das urnas e divulgado os resultados, vimos a derrota de toda nossa classe política, fazendo uma breve análise em um universo de cerca de 13.000 eleitores, teremos:
A Ex-prefeita e seu grupo político usaram todo prestigio, carros, camisetas, bonés, churrascadas e comício monstro, tiveram respectivamente 1778 votos para Dep. Federal e cerca de 1200 votos para Dep. Estadual, cerca de 12% dos eleitores de Guararema, Uma grande derrota.
O Sr. Laerte e seu grupo, com carros, churrascos, camisetas e pessoal trabalhando, atingiram cerca de 300 votos, algo em torno de 2& dos eleitores, mais uma grande derrota de Laerte, Laerte Jr e Dr. Morais.
Já o candidato Fernando Silveira, campeão de pichações no Estado, com cartazes nos postes, cartas nas residências e panfletos espalhados emporcalhando nossa cidade, obteve pouco mais de 150 votos, cerca de 1% dos eleitores, consolidando uma grande derrota para a união dos dois Ex-candidatos à Prefeito.
E quanto ao Sr. Barros Munhoz, mesmo com apoio de todas as lideranças de nossa cidade obteve pouco mais de 1200 votos, ficando bem abaixo do 2º colocado Sr. Francisco Rossi.
Com isso vemos a mudança da consciência dos eleitores em todos os níveis, como a vergonhosa votação de diversas expressões nacionais, como: Quércia, Amim e Brizola, no Estado de São Paulo a derrota da máquina do PMDB, do PT, do Maluf e diversos Deputados que nunca perderam eleições este ano amargam a derrota, e a própria derrota do Senador Mário Covas, que de eleito no primeiro turno, se vê obrigado a disputar o segundo turno com o Sr. Francisco Rossi..
Hoje vemos todo o sistema político, Estadual ou Federal, e até mesmo o PT, se uniram para enfrentar o Sr. Francisco Rossi, e o estranho é que o PT alega que não vai apoiar Rossi porque ele representa um conjunto de forças reacionárias (Diário Popular de 14/10), pergunto: Conjunto? Como isso é possível se todo o sistema e a imprensa estão apoiando o outro candidato e o Rossi está sozinho?
Coisas de nossa política.

Nenhum comentário: