O reino de Guaracangalha XIX - NOVOS TEMPOS

Publicada em Janeiro/2001 na Coluna Ponto de Encontro do Jornal Hora H.

A Rainha Tirana continuando com suas loucuras, resolveu criar os cargos de Ministros da Rainha e, como todo reino que se preza, um Ministro só não bastava, então ela resolveu logo criar dez (10) cargos de Ministros.
Para ocupar esses cargos, chamou os Conselheiros que haviam sido derrotados no plebiscito, entre eles o Grande Conselheiro e seu fiel escudeiro.
O mais engraçado é que em Reinos muito maiores e mais populosos, tinham menos Ministros, inclusive havia Reinos que para conter despesas e enxugar a máquina administrativa, os Reis estavam reduzindo estes cargos.
Por que em um Reino tão pequeno teve de se criar cargos e não reduzi-los?
Muito simples: foi para apaniguar e dar emprego aos derrotados no plebiscito, usar de nepotismo e nomear seu filho e mais alguns amigos.
Mas ainda bem que o povo soube escolher e no plebiscito renovou o Conselho, colocando Conselheiros mais comprometidos com o povo, não Conselheiros que apenas recebiam e cumpriam ordens da Rainha, esquecendo que a função do Conselheiro é fiscalizar a atuação da Rainha e de seus Ministros.
Logo no início de seus trabalhos, os novos Conselheiros derrotaram o indicado da Rainha para Presidente do Conselho e conseguiram eleger um Presidente do Conselho contrário à Rainha e seus desmandos.
Nos próximos capítulos iremos mostrar o trabalha desenvolvido pelos Conselheiros do Reino e não Conselheiros da Rainha.

Nenhum comentário: