O Reino de Guaracangalha V - O GRANDE CIRCO

Matéria publicada no Jornal Hora H na 2ª quinzena de Junho/1999

No capítulo de hoje veremos como a Rainha Tirana resolveu o problema do desemprego com a conseqüente falta de dinheiro por parte de seus súditos.
Como sempre a Rainha e seus asseclas resolveram amenizar a fome do povo e a renda dos mercadores do reino, mas para isso era preciso criar empregos para que a plebe pudesse receber um soldo mínimo para sobreviver.
Mas como para isso eles não tinham capacidade, resolveram que em vez de pão, era mais fácil dar circo para matar a fome de seus súditos. Então, ela montou uma grande arena para os gladiadores lutarem e também para os cantadores se apresentarem. Diversos mercadores montaram tendas para comercializarem seus produtos, pena que eram quase em sua totalidade mercadores de outros reinos, que vieram tirar as poucas moedas do povo de Guaracangalha.
Quanto a plebe, coitada, teve de se contentar ouvindo tudo do lado de fora, porque para entrar teriam de gastar praticamente o soldo mínimo de um mês de trabalho, contando entrada e alguma guloseima. Sem contar que os mercadores do reino viram sua receita diminuir em virtude da festa, porque a maioria queria ficar nas proximidades da festa para ouvir as canções.
A Rainha Tirana conseguiu mostrar mais uma vez que ela se preocupava apenas com a beleza e o espetáculo que os moradores de outros reinos iriam assistir, quanto aos seus súditos, eles que se lascassem, e se reclamassem eram perseguidos pela Rainha Tirana, seus Asseclas e os onze
mercenários do Reino e poderiam até serem atirados aos leões da arena.

Glossário
Arena................ Local de espetáculos
Asseclas............. Seguidores, partidários
Cantadores....... Cantores
Gladiadores...... Lutadores
Mercadores...... Comerciantes
Mercenários .... Interesseiros, que se vende
Plebe........... ..... Povo mais pobre
Soldo.......... ...... Salário
Súditos....... ...... Moradores do Reino
Tenda............... Local de comércio

Nenhum comentário: