CONTRADIÇÕES

Artigo publicada no Jornal Noticias de Guararema 1ª quinzena de Dezembro/94

Ao ler os jornais fui tomado de surpresa, ao ver estampada a manchete “Collor e PC Farias absolvidos”, e o motivo?
Falta de provas.
Hoje a surpresa foi ainda maior. Condenados o Piloto, a Secretária e o Contador.
Ao ler as explicações, ou ouvir as considerações de alguns Juristas, acabamos não entendendo mais nada mesmo. Se houve falta de provas e o processo foi mal montado pelo sr. Procurador da Republica, porque três Ministros votaram pela condenação de Collor e PC? E se o processo foi mal montado, e havia muitas falhas, porque os peixes miúdos foram condenados?
E se o processo original foi pela absolvição, porque os outros foram pela condenação?
Agora a contradição maior:
O Congresso cassou o Ex-Presidente Collor, o Supremo absolveu.
O Supremo cassou o Senador Humberto Lucena, o Congresso quer anistiar.
Se não havia provas contra Collor e PC, porque a cassação de Collor e a perseguição de PC pela Interpol, até sua prisão?
Não entendo nada de Leis, e muito menos estou querendo discutir a decisão do Supremo, mas acho que alguma coisa esta errada.
Vamos a mais uma contradição:
O povo de São Paulo votou para os representar no Senado da Republica em: José Serra, Romeu Tuma, Luiza Erundina, João Leite Neto, entre outros. Mas um dos Senadores por São Paulo será Pedro Franco Piva (1º suplente de Serra), e caso o Senador Romeu Tuma se afaste por qualquer motivo, o outro Senador por São Paulo será Lincoln da Cunha Pereira. Só que isso não foi dito para o povo, nenhum deles mostrou o seu suplente.
Isso se chama engodo eleitoral, porque desde o inicio da campanha o Sr. José Serra era cotado para Ministro ou Secretário de Estado no futuro governo FHC, mas saiu candidato a Senador para arrastar votos para a legenda do PSDB, agora vai para o Ministério e fica em seu lugar o suplente, que não foi mostrado para o povo e não teve nenhum voto.
Mas como essas contradições são chamadas de meandros da Lei, e nós pobres mortais não temos capacidade de entender essas coisas, devemos aceitar tudo e ficarmos quietos, mas como sou teimoso, vou continuar tentando entender e discutir esses assuntos, para que tanto eu como a população de Guararema entenda o que fazem os políticos.

Nenhum comentário: