O Reino de Guaracangalha VI - MEDUSA

Artigo publicado no Jornal Hora H em 07/1999

Por se tratar de uma história do imaginário muita gente gostaria de saber qual é a cara da Rainha Tirana. Aquela que navega nos pesadelos dos plebeus do Reino de Guaracangalha.
Todos devem conhecer a Medusa, aquela da mitologia grega, que possuía em volta de sua cabeça várias cobras, que transformava em pedra todos que a olhasse.
Pois bem, a Rainha Tirana é semelhante. Possui em sua volta várias cobras venenosas. Umas nem tanto, apenas destilam o veneno das mais perigosas, que em sua sede ameaçam picar até mesmo a Rainha. Porém, ao contrário da medusa, aquele que for chamado à frente da Rainha Tirana e suas cobras, não se transforma em pedras, transformam-se em Bonecos. Respondem a todas as ordens e desejos da Rainha. São impedidos de pensar e falar por conta própria, se reclamar então, é morte certa. Perdem aquela vontade de fazer justiça, o desejo de igualdade entre todos. Alguns sentem uma imensa vontade de se apropriar dos tesouros do Reino, outros se contentam somente com o cumprimento amarelo da Rainha (a Rainha olhou para mim!!! Ganhei o dia), ou um favorzinho, pago com o dinheiro dos tributos recolhidos ao tesouro do Reino.
Alguns são mercadores, senhores donos de terra e doutores, que podiam reagir aos desmandos da Rainha Tirana buscando o enriquecimento do Reino e conseqüentemente vantagem. Outros são pobres plebeus, que mendigam, e em sua ignorância agradecem pelas migalhas que lhes são jogadas pelas janelas do Reino. Migalhas do pão pago pelos tributos do seu suado trabalho. Alguns experimentam uma grande sensação de poder e acham que em nome da Rainha podem virar o Reino de cabeça para baixo mandando e desmandando em toda plebe, porém descobrem que são apenas bonecos, e que suas vontades não podem, não vão além das vontades da Rainha.
É essa a cara da Rainha Tirana e seus bonecos. Se você conhece ou já viu qualquer pessoa com essas semelhanças, com certeza, elas vivem no mundo do faz de
conta anunciado pelos arautos oficiais do Reino de Guaracangalha. O Reino ABRILHANTADO por bobos e bocoiós.

Nenhum comentário: