O reino de Guaracangalha XXIV - CARNAVAL, BENEFÍCIO OU MALEFÍCIO?

Publicada em Fevereiro/2002 na Coluna Ponto de Encontro do Jornal Hora H.

Nesta edição continuaremos escrevendo sobre assuntos que afetam mais diretamente a vida de nossa comunidade, e vamos deixar o reino da fantasia para uma outra edição, porque a fantasia é interessante, e faz bem ao espírito, mas quando estão ocorrendo fatos que afetam mais diretamente a nossa cidade, devemos deixar de viver de fantasia e encarar a realidade nua e crua. Mas vamos ao assunto de hoje:
Tivemos os quatro dias de folia na recém inaugurada área de lazer do conjunto habitacional, causando muita alegria e descontração, principalmente para o pessoal de fora, e algum lucro para algumas pessoas que se aventuraram a vender alguma coisa para os foliões, tudo muito bonito, alegre, divertido; mas... (como sempre existe o mas) será que vale a pena?
Quanto a Prefeitura gastou para realizar essa festa?
Será que com esse dinheiro não daria para ter construído algumas salas para abrigar as crianças da 1ª à 4ª série que estão de favor na Escola Ivan Brasil?
Será que compensa agradar alguns e perturbar todos os moradores do bairro Nogueira, Rua Pedro de Toledo e Rua Dr. Armindo, enfim toda região, com um barulho infernal que impediu a todos de dormirem nesses dias, sem se preocupar com idosos e doentes? Fora isso tivemos ainda o problema de menores, com idade variando de 11 a 15 anos, se embebedando a olhos vistos, tomando cerveja e mesmo bebidas com alto teor alcoólico, vendidas abertamente a qualquer criança, porque o que importava era o lucro.
E o mais incrível é quando nossa Prefeita vem aos jornais e a televisão, dizer que tivemos um carnaval bem família e sem violência, mas e as brigas?
Tivemos briga todos os dias no local da festa e mesmo em outros pontos da cidade, chegando ao cumulo de ter uma briga atrás da outra, popularmente dizendo, uma briga a cada cinco minutos, causando transtornos até para quem estava sossegado em casa, inclusive tendo casa invadida por arruaceiros, e se isso não é violência, o que é então?
Quando vemos a Srª Prefeita dizendo que temos que fechar os bares às 22 horas para coibir a venda de bebidas a menores e reduzir a violência, até pode parecer lógico, mas não é, porque em Guararema não temos violência causada pelos bares abertos; mas e porque o carnaval, ou aqueles shows na rua pode ficar até tarde perturbando que não gosta? Porque não adianta não ir até o local de lazer, esses shows perturbam toda a região, inclusive quem está em casa tranqüilo e quer ter sossego, enquanto no bar só vai quem quer, basta proibir som após as 22 horas, e o bar não irá perturbar ninguém, enquanto o show com o som alto, prejudica praticamente toda a cidade, o som do carnaval atingiu o bairro de Luiz Carlos (8 km do local).
Temos ainda o fato de muitos estranhos na cidade que vem apenas para sondar e voltar para roubar depois. Será que vale a pena?
E a Lei do comércio, como anda?
Cadê a Associação Comercial de Guararema, que não se preocupa com o que está acontecendo com o comércio de nossa cidade?
Vamos acordar.

Nenhum comentário: