ESTOU PREOCUPADO

Publicado em 17/Novembro/2008 em diversas comunidades do Orkut e no site http://beneditomachado.zip.net

Assistindo aos noticiários e lendo os Jornais, fico pensando: Onde iremos parar? Como será a sociedade dentro de alguns anos? Que ambiente nossos filhos e netos irão encontrar?
Não sou sociólogo, mas analisando as diversas culturas e ambientes sócias, não achei nada parecido ao que vivemos no Brasil atual, onde as crianças e os jovens não respeitam os mais velhos. Em todas as sociedades e culturas, inclusive no mundo animal, todos os jovens devem respeito e obediência aos mais velhos, existem direitos e deveres aos mesmos. Depois da entrada em vigor do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), onde os menores tem direitos, mas não tem deveres ou punições, a educação no País degringolou; os pais não conseguem mais educar seus filhos e os professores não conseguem mais impor respeito aos alunos.
Podem dizer que isso não nos interessa, mas interessa sim e muito, isso acontece aqui em Iguape. Eu mesmo presenciei dois fatos ocorridos aqui. Um foi uma menina de mais ou menos 14 anos que estava depredando um orelhão, estando um funcionário da prefeitura sentado próximo ao local, o mesmo repreendeu a menina, fiquei abismado com os palavrões proferidos pela adolescente, e o coitado do Sr. Teve de ficar calado senão ele poderia até responder um processo por ter “mexido” com a menina. Um outro caso foi de um menor de 11 anos, sendo repreendido pela mãe começou a ofendê-la, ela não agüentando ameaçou bater nele, oportunidade em que ele saiu correndo para a rua e ela voltou a seus afazeres, e qual não foi a surpresa quando ele retornou a casa, só que com a policia.
Onde já se viu uma sociedade que não pode educar suas crianças? Muitos pais querem, mas são impedidos de dar educação aos seus rebentos; Muitos professores querem ensinar seus alunos, mas são impedidos pelo ECA e pelos atuais métodos de ensino (conheço exemplo aqui em Iguape, de professor que não agüenta mais ficar em sala de aula por não poder continuar com os mesmos métodos do passado, onde o professor ensinava e o aluno aprendia), onde o professor finge que ensina, e o aluno finge que aprende..
Pelo que vejo o País caminha para um futuro cada vez mais nebuloso, porque irremediavelmente esses menores que foram mal educados serão nossos “ADMINISTRADORES” em um futuro bem próximo, inclusive serão nossos ‘LEGISLADORES” fazendo Leis cada vez mais frouxa e liberal demais.
Se a sociedade não se unir e exigir que nossos Legisladores alterem essa aberração do ECA, nosso futuro será tenebroso.

Nenhum comentário: