LEGISLAR OU VEREAR

Publicada em Julho/1998 na Coluna Ponto de Encontro do Jornal Hora H.

Com que tristeza vemos, um vereador de joelhos frente ao Poder Executivo, sendo que o Legislativo seria para fiscalizar o executivo, seria para defender os interesses do povo. Mas o que vimos em um outro jornal foi o vereador Valdemi Caldeira falando um monte de bobagens, sem saber nem sobre o que ele estava falando (será que foi ele mesmo que escreveu? Ou será que escreveram por ele?), porque quando ele defende que a Administração deva ocultar, esconder, se negar a prestar informações, ele esta agindo como um capacho do Poder Executivo; Porque na sua função, e para qual ele foi eleito, ele deveria fiscalizar o Executivo, e não servir de porta voz, para isso existem pessoas ganhando altos salários na Prefeitura.
E mais ainda, ele deveria primeiro tomar conhecimento da Lei (já que ele é pago para fazer Leis e fiscalizar o cumprimento das já existentes, e nada mais), para que o vereador Valdemi Caldeira aprenda, transcrevo o texto da Constituição que em seu Titulo II, Capitulo I, Artigo 5º, item XXXIII diz o seguinte: “todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da Lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo é imprescindível à segurança da Sociedade e do Estado”. (só e nada mais)
Em seguida ele deveria tomar conhecimento dos trabalhos desenvolvido pelas diversas Sociedades Amigos de Bairro de Guararema, tais como: sopão no Parateí, sopão no Jardim Luiza, distribuição de brinquedos no Parateí, distribuição de brinquedos no Jardim Luiza, rua de lazer no bairro Nogueira, festa das crianças no Vale dos Eucaliptos, 1ª festa comunitária na EEPG Ivan Brasil, doação de cadeira de rodas no bairro dos Pires, doação de alimentos e roupas no Jardim Luiza e Maracatu, viagem para as crianças até o Play Center, etc... só não alardeamos o que estamos fazendo porque isso é para vereador que quer aparecer.
E sobre a não participação em outros trabalhos comunitários é por total negativa do Poder Executivo (Prefeito), porque quase todos nossos pedidos que foram negados pela Prefeitura são sobre os Conselhos de Saúde, Promoção Social, Educação e Transporte, conselhos esses que por Lei deveria ter a participação de membros das Sociedades Amigos de Bairro, mas a Prefeitura não permite, e o que faz esse Nobre Vereador, defensor do povo ? Vai contra a Lei que ele jurou defender, e simplesmente vai contra o Poder Legislativo e o povo, para defender o Executivo. Acho que esse vereador deveria primeiro tomar conhecimento para que ele foi eleito, acho que ele não sabe o que é Poder Legislativo e Poder Executivo.
Como vemos o vereador Valdemi Caldeira, perdeu a oportunidade de ficar calado e não ter falado tanta asneira, e ele deveria estar honrando o seu salário e estar cumprindo a sua função que é fiscalizar o Executivo, porque o povo não paga vereador para ele falar besteira.

Nenhum comentário: